Categoria: Comissão da Verdade

Postado em 17/11/2016 09:44

Envolvimento da Petrobras e suas subsidiárias no apoio a ditadura continua sendo investigado

Na quarta feira, dia 09 de novembro, se reuniram em Brasília os advogados, que assessoram o Sindicato dos Petroleiros de Sergipe e Alagoas, Sindipetro AL/SE, dos escritórios Cezar Britto Advogados Associados e Direito de Classe. Na reunião foram analisadas e estudadas as iniciativas a serem tomadas para a apuração, denuncia e punição da direção da Petrobras e suas subsidiárias no ramo petroquímico de envolvimento na sustentação da ditadura cívico-militar que existiu no Brasil entre 1964 e 1988.

Os Drs. Cesar Brito, Camila Gomes de Lima e Américo Gomes, juntamente com Clarkson Messias, Diretor do Sindipetro AL/SE e membro da Secretaria Jurídica, Institucionais e Tercerização da FNP, com a participação da pesquisadora Claudia Paiva da Rede Latino-Americana de Justiça de Transição, analisaram o trabalho elaborado pelas pesquisadoras Claudia Costa, jornalista da CSP-Conlutas e Luci Praun socióloga e professora da Universidade Metodista de São Paulo. O trabalho delas consiste em uma análise do arquivo composto de mais de 131 mil fichas dos empregados da Petrobrás monitorados de 1946 a 1988.

A partir disso, discutiram as iniciativas a serem tomadas para a apuração e punição dos crimes cometidos neste regime de exceção. Outro objetivo é buscar a reparação para os trabalhadores que foram monitorados, perseguidos e punidos por lutarem pela democratização do país e do conjunto do povo brasileiro que sofreu com a ditadura e foi roubado e ludibriado pelas negociações, corrupções e “maracutaias” ocorridas entre o governo militar e a direção destas empresas.

Entre os próximos passos a serem dados, estão agendados a presença no Fórum do RJ, que trata da Anistia Política e no Seminário da RLAJT (Rede Latino-Americana de Justiça de Transição), que ocorrera em Belo Horizonte, para conversar com pesquisadores e juristas, apresentar propostas e buscar iniciativas.