Por Sindipetro em 22/12/2017 20:42

Em plena negociação do acordo coletivo, Petrobras demite cinco operadores

Na Fafen Sergipe, assim como em outras unidades da UO-SE/AL um grupo de trabalhadores concursados foram admitidos por decisão judicial. Alguns foram acompanhados pelo Sindipetro AL/SE, outros por advogados que não são conveniados ao nosso sindicato.

No dia 19 de dezembro a Petrobras demitiu cinco operadores concursados da FAFEN Sergipe. Esses trabalhadores fazem parte de um grupo de concursados que foram admitidos por decisão judicial, através de uma sentença que antecipou a tutela. A Petrobras recorreu e o tribunal reformou a decisão. Ou seja, os trabalhadores perderam a ação, por isso foram demitidos. O sindicato vai recorrer, porém, pela data da demissão, o recurso só vai entrar depois do recesso.

Os operadores que foram demitidos haviam sido admitidos em 2015. A reforma da sentença ocorreu há uns três meses atrás. Como a Petrobras não tinha como substituí-los, diante do efetivo reduzido operando a fábrica, ela esperou e resolveu demitir nas vésperas do natal.
Em um momento em que está negociando o acordo coletivo, isso mostra qual é a intenção da gestão da empresa e o desrespeito dela com os trabalhadores. É um absurdo mandar embora cinco pais de família na véspera de natal. Essa decisão é independente de recurso, por isso a empresa poderia manter os trabalhadores.

Ela não prejudica só os trabalhadores, mas também a operação da fábrica fica comprometida. Para a gestão isso não é um problema, já que seu objetivo é cumprir os planos do governo, de desmontar a Fafen, para depois privatizar.

No dia 22 de dezembro o Sindipetro AL/SE realizou um ato na porta da fábrica contra as demissões.  Além da batalha judicial, é necessário que os trabalhadores e trabalhadoras da Fafen se organizem para fazer uma forte luta contra essas demissões. Ou seja, filiar-se ao sindicato, participar das assembleias e organizar comitês de base, para ajudar a construir as lutas da categoria.