Categoria: Notícias

Por Sindipetro em 25/01/2018 16:32

Petroleiros realizam ato em defesa da Petros

Petroleiros realizam no dia 21 de fevereiro, no Rio de Janeiro, Grande Ato em Defesa da Petros, organizado pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobras e Petros (FENASPE) e Grupo em Defesa dos Participantes da PETROS (GDPAPE).

A concentração será às 12h30, no Edisen, seguida de passeata até o Edise. Os sindicatos e entidades devem disponibilizar ônibus. Por isso, consulte o seu sindicato ou entidade. A participação de todos é fundamental!

O ato foi pensado durante reunião no dia 18, entre a FNP, conselheiros eleitos da Petros, GDPAPE, FENASPE, e seus advogados para debater questões relacionadas ao equacionamento da Petros. 

Vale lembrar

A cobrança das contribuições extras para o equacionamento do déficit do Plano Petros do Sistema Petrobrás (PPSP) será realizada entre janeiro e fevereiro. Esta é a posição da Petros.

Mesmo aprovada desde setembro de 2017, antes de iniciar a cobrança a Petros precisa aguardar aprovação da análise do plano de equacionamento pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest).

Após se reunir com a Petros no final do ano passado, o Grupo de Trabalho (GT) criado para acompanhar o equacionamento da dívida, cobrou da Previc o adiamento do equacionamento por 90 dias. Com nove pontos que justificam o adiamento, o documento foi enviado no dia 16 de janeiro.

Dentre os pontos levantados pelo GT, seguem dois: a inadequada forma de ajuste atuarial utilizada, que sozinha está custando cerca de R$ 3,5 bilhões a mais indevidamente, cobrado dos assistidos; e o recadastramento dos participantes e assistidos do plano, definindo a Família Real, que tem impacto sobre o déficit de R$ 5,2 bi e é outra forma de diminuir o déficit e equacionamento.

Para os assistidos não pagarem essa conta, a união é fundamental. Neste sentido, a FNP reforça o chamado para que todos participem do Grande Ato em Defesa da Petros. Nossos direitos estão em jogo!

Outras da mesma categoria:

+ Ver Todas as Notícias