Por Sindipetro em 04/10/2018 12:58

65 anos da Petrobras: O petróleo é nosso ou deles?

A Petrobrás completa 65 anos essa semana, e é bom lembrar que sua criação foi sob o slogan: “O petróleo é nosso”. Desde 1953, no entanto, os entreguistas nunca se conformaram com a criação de uma empresa estatal com o objetivo de abastecer o povo brasileiro com produtos derivados de petróleo, contribuindo assim com a luta pela nossa soberania nacional.

A quebra do monopólio estatal do petróleo (1997) foi um destes ataques frontais à Petrobrás. De lá pra cá, 15 rodadas de concessões e 5 leilões em regime de partilha já foram realizados. O mais novo prejuízo causado aos brasileiros teve o seguinte resultado: dois blocos com reservas gigantes da ordem de 12 bilhões de barris de óleo equivalente (Titã e Saturno) foram entregues por cerca de R$ 0,51 por barril, segundo levantamentos realizados pelo DIEESE. Esse petróleo não será extraído para os interesses do povo brasileiro, e sim para o interesse deles: norte-americanos, ingleses, chineses e árabes. Sim, esse petróleo é deles!

Por ocasião de mais um aniversário da Petrobrás, cabe a nós petroleiros buscarmos animar a população para lutarmos pela anulação de todos os leilões do petróleo brasileiro. A cada rodada que ocorre fica mais claro para nós o caráter fraudulento, privatista e lesa-pátria destas entregas. Historicamente, o Sindicato dos Petroleiros AL/SE defende a bandeira do monopólio estatal do petróleo e pela defesa de uma empresa 100% estatal controlada pelos trabalhadores para servir os interesses da população brasileira. Por isso lutamos, para que todo petróleo seja nosso, e não deles!