Por Sindipetro em 22/02/2019 14:16

Prejuízos da privatização da Fafen é tema de Audiência pública na Alese nesta segunda, 25

"A hibernação e os riscos de privatização da Fafen"  é o tema da audiência pública nesta segunda, 25/02,  na Assembleia Legislativa de Sergipe, das 9h ás 12h. A audiência foi convocada pelo deputado estadual Iran Barbosa (PT) em conjunto com o deputado Federal João Daniel (PT), a pedido do Fórum em Defesa da Fafen.

As fábricas de Sergipe e da Bahia são responsáveis por 30% da produção de fertilizantes consumido no Brasil. Os outros 70% são importados. Isso por si só demontra que o fechamento, assim como a privatização dessas fábricas, tem como  consequência diversos prejuízos na vida do povo brasileiro, principalmente dos sergipanos. Além do aumento no preço dos fertilizantes, que vai interferir no preço dos alimentos e na soberania alimentar do nosso país, vão ocorrer demissões em massa. Também vai aumentar o risco de acidentes, pondo em risco a vida dos trabalhadores e da população que vive nos arredores da fábrica. Um dos principais produtos da Fafen é amônia, um gás asfixiante e extremamente tóxico, podendo causar problemas respiratórias, deficiências no sistema imunológico e até a morte.

Na ocasião estará presente o ex-presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielle. Também estarão presentes representantes da Fafen Bahia e Paraná. O Fórum está convocando toda a população sergipana, sindicados, movimentos sociais e representantes das famílias afetadas com o fechamento da fábrica.

Integram este fórum as seguintes entidades: CSP-Conlutas, FNP, Sindipetro AL/SE, Adufs, Sindicagese, Sindifisco, Sindiscose, FUP, CUT, minoria Sindimarketing, SOS Emprego, MML, PSTU, PSOL, PT, OAB-SE e Advocacia Operária.