Por Sindipetro em 19/03/2019 14:21

Campanha Nacional de Sindicalização dos Petroleiros

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) tem orgulho de representar uma das mais importantes, organizadas e mobilizadas categorias do Brasil. Mas, isso só tem sido possível graças ao trabalho de unidade que tem sido realizado entre a FNP e os Sindi­petros ao longo dos anos.

Por causa dessa atuação conjunta foi possível, inclusive, a realização de uma das maiores gre­ves petroleiras, realizada em 2015.

Por isso, a sindicalização é tão importante. Além de garantir que a categoria petroleira es­teja fortalecida e mobilizada para enfrentar as lutas do dia a dia e avançar nas conquistas, ela oferece condições ao sindicato defender a cate­goria com legitimidade e autonomia.

Diante do crescente processo de entrega de nosso petróleo ao capital estrangeiro, hiberna­ção das fafens, ataque aos trabalhadores, desin­vestimento na Petrobrás, ataques especulativos de forças obscuras do mercado financeiro, per­seguições contra trabalhadores e medidas para tolir os sindicatos, a categoria precisa se unir mais do que nunca.

Vale a pena destacar que dentre os desinves­timentos estão o fechamento de escritórios em outros países e a desativação da sede da Aveni­da Paulista, Edisp, onde trabalham 700 pessoas.

A reação da FNP foi imediata e exigiu explica­ções sobre o assunto. Claudio Costa, por sua vez, desmentiu o que havia dito. O recuo demonstra que a reação da categoria e dos sindicatos sur­tiu efeito.

Mais de 400 trabalhadores do EDISP, um pré­dio sem tradição de mobilização, paralisaram as atividades dois dias depois. Uma ação funda­mental, que substituiu o medo e paralisia pela reação coletiva que unifica os trabalhadores e dá força neste grave momento.

Se ainda há dúvidas sobre o caráter político desta ação, basta lembrar que o mesmo não está sendo exigi­do, por exemplo, dos bancos e agências financeiras que conquistam lucros exorbitantes por meio da concessão de empréstimos consignados.

Portanto, filiar-se é mais do que uma forma de organi­zação, é uma necessidade dos trabalhadores e um gesto de compromisso e coragem para enfrentar os desafios de melhores condições de trabalho.

Frente aos desmandos de uma política antissindical, proibindo palestras, a banca de sindicalização, exposi­ção cultural, punindo dirigentes sindicais, exigindo des­sindicalização de empregados e de ocupantes de cargo gerencial. Vamos responder com o aumento da sindica­lização em todos os sindipetros.

A alta gestão da empresa não nos calará!

Segue abaixo os links das fichas de sindicalização/campanhas de cada sindipetro que estão filiados a FNP e a FUP:

RIO DE JANEIRO

CAXIAS