Por Sindipetro em 30/05/2019 12:18

Vem aí o 4º Congresso da CSP-Conlutas!

O 4º Congresso da CSP-Conlutas acontecerá entre os dias 15 e 18 de agosto de 2019, no Clube Juventus, no bairro da Mooca, em São Paulo (SP). Com aprovação pela reunião da Coordenação Nacional da Central, realizada de 23 a 25 de novembro do ano passado, os preparativos já estão em andamento.

A atividade de instância máxima CSP-Conlutas se realizará em um momento de particular importância da luta das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros, que vêm sendo duramente atacados pelo governo ultraconservador e de ultra direita de Jair Bolsonaro (PSL).

Um governo que em apenas cinco meses de mandato promete acabar com a educação pública; acabar com as aposentadorias; aplicar ferozmente fim ao trabalho regulamentado; incentiva a invasão de terras indígenas pelo agronegócio permitindo que matem os povos indígenas; condecora exército e policia militar que estão liberados para matar o povo das periferias, das favelas, principalmente o povo negro, e dá carta branca para desmatamento destruindo o meio ambiente.

O governo Bolsonaro incentiva a homofobia, o racismo e o machismo, fomentando a violência contra mulheres, LGBTs e negros e negras das periferias e favelas.

O governo Bolsonaro ataca os mais pobres

Apesar desta situação, muitos dos trabalhadores, trabalhadoras e juventude que acreditavam que Bolsonaro poderia melhorar a situação do país começam a perceber que este é mais um governo a serviço dos empresários, banqueiros e de seus próprios interesses.

Isto se demonstrou no carnaval, no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, assim 22 de março convocado pelas Centrais como dia de luta contra a Reforma da Previdência.

A maior demonstração de indignação se deu na Greve Nacional da Educação no último dia 15 de maio, quando, estima-se, mais de 2 milhões de pessoas foram às ruas em mais de 200 cidades brasileiras.

A Greve Nacional da Educação, no último dia 15 de maio, foi um grande dia de luta em defesa da Educação Pública e contra os ataques de Bolsonaro em todo o país. Um verdadeiro “tsunami” formado por estudantes, professores, pais de alunos e trabalhadores das mais diversas categorias.

Temos uma Greve Geral marcada para o próximo 14 de junho contra a Reforma da Previdência e o desemprego e em defesa da educação pública. A CSP-Conlutas está se jogando com todas as suas fichas para a preparação desse movimento para derrotar a reforma e o governo.

É neste marco que se dá a preparação do 4º Congresso Nacional da Central que vem avançando na construção de uma entidade nacional dos trabalhadores que una a representação sindical e popular de nossa classe, com viés independente, autônomo e internacionalista.

Rumo ao 15 de agosto!

Todo o processo de cadastramento será feito pelo Site do Congresso que também pode ser acessado pelo topo da página do site da CSP-Conlutas.