Por Sindipetro em 09/10/2019 15:40

Assembleias ACT Petrobras

Rejeitar a proposta para defender nossos empregos. Confira o dia da assembleia em sua unidade.

As assembleias de avaliação da proposta de mediação do TST e para decidir sobre a deflagração da greve nacional petroleira já começaram a ser realizadas em todo o país.

Essa proposta, apesar do trabalho da vice-presidência do TST, acaba sendo mais do mesmo das propostas anteriores da Petrobrás que rebaixa o nosso ACT, retirando direitos históricos da categoria. Além disso, nossos empregos estão ameaçados pelo processo de desmonte e privatização, como a desmobilização na Bahia, Sergipe, venda de oito refinarias, venda da BR Distribuidora, venda das malhas de dutos de gás (TAG e NTS), entre outros ativos.

Outra bomba contra o patrimônio do Brasil é o leilão de 6 de novembro do excedente da Cessão Onerosa. Esse leilão vai entregar campos gigantes do Pré-Sal (Atapu,Sépia, Búzios e Itapu) na Bacia de Santos por pouco mais de R$ 106,5 bi. Isso vai fazer com que as quatro plataformas (P-74, P-75, P-76 e P-77), poços e equipamentos submarinos passem para empresas vencedoras, ocasionando mais demissões!

Quem luta ganha!

A FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em seu boletim de Agosto/2019, divulga um levantamento em que aponta que a proporção de reajustes salariais acima do INPC nos últimos 12 meses chegou a 54,5%; abaixo – 22,5% e igual – 23%. E a direção de Castello Branco querendo dar uma “merreca” de 70% do INPC (2,29%)? Fala sério!

Não podemos ficar de boca aberta esperando a morte chegar, vamos lutar para a Greve Nacional Petroleira derrotar essa intenção da Petrobrás em humilhar a categoria petroleira, com retirada de direitos, rebaixamento de salários, e empregos.

Privatização = demissão

É notório e recorrente ocorrer demissões em massa em setores administrativos de estatais pós-privatizações. Citamos o exemplo recente da Celg-D, distribuidora que atua no estado de Goiás e que pertencia à Eletrobrás e ao governo goiano, até ser comprada pela Enel no fim de 2016. Desde então, a força de trabalho – de 1.972 empregados – caiu quase que pela metade – para os atuais 1.068 – e a relação de dois terceirizados para cada empregado direto virou de 5 para 1.

A hora é essa e vamos às assembleias rejeitar essa proposta do TST e dizer um basta ao projeto entreguista de Bolsonaro, Paulo Guedes e Castello Branco!

CALENDÁRIO DE ASSEMBLEIAS

ALAGOAS

08/10 – EPFUR (S.M.C.) – 7h

09/10 – Tranpetro (Porto) – 13h

11/10 – Sindipetro (Sede Maceió) – 10h

14/10 – EPPIR (Pilar) – 7h

08 à 14/10 – Turnos EPPIR, Turnos EPFUR, Turnos Transpetro.

SERGIPE

14/10 – Fanfen