Categoria: Fertilizantes

Postado em 12/06/2012 14:42

Empresas de Fertilizantes respondem as pautas dos trabalhadores dizendo um grande não

Foi realizada, no dia 5, a primeira reunião entre o SIACAN (sindicato dos donos de empresas de fertilizantes) e o Sindipetro AL/SE. Mais uma vez saímos da mesa de negociações decepcionados com a posição das empresas. Foi oferecido um reajuste salarial de 5%, piso salarial de R$ 665,00 e PLR de R$ 705,00 (para as empresas que não pagam nenhum outro valor).

O setor de fertilizantes vem de um ano muito bom. Em 2011 houve um crescimento de 15,5% do volume entregue em relação a 2010 e com o preço do adubo em alta. Os trabalhadores são cobrados para produzir mais e garantir as entregas que as empresas tiveram que fazer nesse período. Mas na hora de dividir os lucros as empresas batem a porta em nossa cara. É uma verdadeira falta de respeito quando se ofereça 5% de reajuste (apenas a Heringer está dando 7%) quando o salário mínimo aumentou 14% e o setor cresce a passos largos.

Além disso, não foi dada nenhuma resposta nas demais questões que também são importantes para os trabalhadores como, por exemplo, a questão do pó no ambiente de trabalho, da segurança e das questões sindicais. Os trabalhadores não podem sair dessa campanha salarial sem conquistas que garantam um ambiente de trabalho seguro, limpo e o fortalecimento de nosso sindicato.

Por isso, queremos reafirmar a pauta entregue convocar todos os trabalhadores a prepararmos as mobilizações para garantir nossos direitos na luta.

- Reajuste salarial de 13% e PLR linear;

- Refeições no local de trabalho e vale refeição de R$ 200,00;

- Pelo fim do pó no ambiente de trabalho;

- Por um ambiente de trabalho seguro. “Eu vim aqui pra trabalhar, não pra morrer”;

- Pelo fortalecimento do nosso sindicato. Delegados sindicais e liberação de diretor do sindicato para atividades sindicais.

Calendário de Assembleias

Heringer – dia 14, quinta-feira, às 7h