Categoria: Fertilizantes

Postado em 09/10/2012 11:21

HERINGER: organizar os trabalhadores dentro e fora da fábrica

Desde 2011, quando conseguimos ter trabalhadores da Heringer na direção do Sindipetro, começamos a travar uma luta que é superior a conquista de qualquer direito ou de qualquer aumento. Começamos a lutar pela organização dos trabalhadores dentro da fabrica.

Muitas vezes nossas conquistas podem parecer pequenas. Pode parecer pequeno conseguir ter agua gelada, ou para de usar um material que machuca os trabalhadores, como era o enxofre pó. Mas conquistas como essas são frutos dos trabalhadores organizados e lutando dentro da fábrica, e é disso que nos orgulhamos.

Agora podemos avançar ainda mais. Conseguimos como fruto dessa organização dos trabalhadores dentro da fábrica, que a Heringer liberasse um dos diretores do sindicato, o Robert, para que ele fique fazendo apenas atividades sindicais. Ele continua sendo funcionário da Heringer e, caso seja necessário, pode voltar para a fábrica. Mas não sendo esse o caso o Robert ficará durante o período de 1 ano tendo como trabalho organizar os trabalhadores da Heringer e das demais fábricas da base do Sindipetro. Junto com o diretor que continuar dentro da empresa, o Vagner, podemos ter um trabalho melhor do sindicato.

O objetivo não é se afastar da Heringer, pelo contrario. É tarefa do diretor estar sempre na empresa, distribuindo os boletins do sindicato, conversando com os trabalhadores e vendo quais são as reivindicações de cada momento. Mas ficar liberado para o sindicato significa ter tempo livre para dar atenção a cada reivindicação e poder leva-las adiante.

Ao mesmo tempo podemos agora avançar ainda mais. Nessa quinta-feira serão realizadas as eleições da CIPA da empresa. Esse é o momento de mostrarmos como pode funcionar uma CIPA que defenda de verdade os trabalhadores. Não deixe de votar. E quando for escolher pense em quem tem estado dos trabalhadores. Não vote naquele cara que é seu amigo, mas não participa das mobilizações ou sempre está do lado da empresa. Vote em quem você acha que pode contribuir para conquistarmos mais direitos e segurança dentro da fábrica.