Categoria: Fertilizantes

Postado em 14/11/2012 11:19

Por que tantos trabalhadores da HERINGER querem sair do emprego?

Os gestores da Heringer devem se perguntar todos os dias porque tantos trabalhadores não querem continuar trabalhando na fábrica. Nós, e qualquer trabalhador, podemos responder com toda tranquilidade.

O não investimento da fábrica em um ambiente saudável para os trabalhadores faz com que diversos fiquem doentes, as pessoas não querem passar muito tempo na fábrica porque têm medo de adoecer. O assédio moral praticado por encarregados e gestores também é responsável. Já houve casos em que os trabalhadores foram chamados de “putas” porque estavam sorrindo. Ninguém consegue trabalhar em um ambiente desses.

A politica de valorização dos funcionários também tem sido criticada. Queremos que todos tenham oportunidades, mas os funcionários mais velhos andam se queixando de que as oportunidades só aparecem para os que têm os famosos “peixes”. Mesmo os mais dedicados que vêm construindo o lucro da empresa já por anos não estão encontrando oportunidades.

Os motivos para a desmotivação são muitos. Mas a forma de mudar só é uma. Os trabalhadores da fábrica de Viana deram o exemplo. Após 13 dias de greve eles conquistaram quase tudo que haviam exigido. Foram 12% de reajuste (o nosso foi só de 7%). Enquanto nós não tivemos nenhum reajuste no Visa Vale eles saíram de R$ 130,00 para R$ 150,00. Além disso, boa parte dos dias parados não serão pagos pelos trabalhadores.

Em Viana os trabalhadores continuam mobilizados e vão alcançar mais conquistas. Nós, em Rosário do Catete temos que nos unir a esses trabalhadores e lutar para melhorar as condições de trabalho e de salários. Juntos é possível mudar as condições de trabalho na Heringer.