Categoria: Aposentados

Postado em 24/01/2013 15:16

24 de Janeiro - Dia Nacional dos Aposentados: a luta continua

Em 24 de janeiro comemora-se o Dia Nacional do Aposentado, data criada a partir da Lei 6.926 de 1.981. A data foi escolhida para lembrar e comemorar o histórico dia que foi aprovada a Lei Eloy Chaves em 24 de janeiro de 1923, marco lendário da Previdência Social no Brasil, criando a Caixa de Aposentadoria e Pensão para os empregados das empresas privadas das estradas de ferro, dando origem à Previdência Social, que hoje paga benefícios a mais de 29 milhões de pessoas, chegando a 100 milhões de brasileiros contando mais 2,5 pessoas na família do aposentado.

De acordo com dados do Ministério da Previdência e do Tesouro Nacional, no ano de 2010, em 70% e 82% dos municípios brasileiros o pagamento dos benefícios foram superiores ao Fundo de Participação e a arrecadação municipal respectivamente. Portanto, os benefícios pagos pela Previdência movimentam a economia na maioria das cidades brasileiras.

Por tudo que a Previdência representa precisa continuar firme e segura contra qualquer tentativa de privatização, deve ser pensado, discutida e planejada objetivando sua ampliação e participação, conforme artigo 3º da Constituição, que é construir uma sociedade justa e solidária, reduzir as desigualdades sociais e erradicar a pobreza.

A Confederação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (COBAP), a Federação dos Aposentados e Pensionistas de Sergipe (FAAPISE), o Sindipretro AL/SE e a CSP Conlutas prestam homenagem aos aposentados por reconhecer o valor daqueles que tanto trabalharam e muito lutaram para construir este lindo país, chegando a ser a 5º maior economia mundial em 2013, graças à ajuda do Governo Federal que promete ampliar para todos os setores da indústria, do comércio e dos serviços a desoneração da folha de pagamento das empresas, ou seja, substituir a cobrança de 20%, sobre a folha de contribuição previdenciária por alíquota de 1% a 2 % sobre o faturamento das empresas, cujo impacto será de R$ 15 bilhões para este ano, perda de arrecadação para a Previdência que deverá ser bancada pelo Tesouro Nacional. Significa concentração de riqueza nas mãos de uma minoria de afortunados, porque assim exige o sistema que privilegia o capital em detrimento dos aposentados e trabalhadores que são excluídos da distribuição da riqueza.

Reafirmamos neste dia o compromisso de continuar lutando incansavelmente para manter e ampliar as conquistas.

Atividades em Aracaju

A Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas de Sergipe (FAAPISE), junto com o Sindipetro AL/SE, Sindicagese e CSP Conlutas realizam atividades para marcar o Dia Nacional dos Aposentados.

- Missa na Catedral de Aracaju, dia 24 (quinta-feira), às 16h;

- Ato público com café da manhã, dia 25 (sexta-feira), às 8h, na Praça General Valadão.