Por Alysson em 22/06/2021 17:05

“Privatômetro” repercute na mídia e revela desmonte lesivo da Petrobrás

Não podia ser melhor a repercussão na mídia sobre o lançamento, no último dia 16, do ‘Privatômetro’, A ferramenta foi apresentada pelo Observatório Social da Petrobrás, ligado a Federação Nacional dos Petroleiros, e objetiva informar a população acerca dos valores arrecadados com as vendas fatiadas dos ativos da companhia e mostrar as consequências desastrosas que isso causa à soberania energética do Brasil.

Vários e importantes veículos de comunicação como “Isto é Dinheiro”, “Veja”, “Jornal de Brasília”, “O dia", “Twiste”, “Terra", “O Tempo", “Estadão”, entre outros, destacaram em suas páginas o lançamento desse importante instrumento de informação que permitirá ao cidadão acessar o processo de privatização, valores das vendas, gráficos, planilhas e pesquisas em relação aos ativos que serão privatizados.

O Privatômetro já demonstrou, por exemplo, que foram arrecadados R$ 198 bilhões através da “queima" de ativos da Petrobrás, durante o período de 2015 até março deste ano. O argumento para a Companhia se desfazer de seu patrimônio é de que a participação de outras empresas no mercado permitirá a redução dos preços dos combustíveis.  Outra alegação é de que a empresa decidiu concentrar sua atuação nas reservas do pré-sal, abandonando reservas que não são lucrativas.

As duas justificativas são falaciosas e não se sustentam diante da realidade dos fatos. O preço dos combustíveis não baixou e o desinvestimento, feito até agora, como a venda de refinarias, tem forçado a empresa a exportar petróleo bruto e comprar o óleo refinado, um dos fatores que encarecem o preço dos derivados.

Portanto, uma das intenções do Privatômetro é revelar essas contradições e os impactos econômicos e sociais que causam as transações da Petrobrás. Os dados na ferramenta serão atualizados e disponibilizados trimestralmente, na sequência dos resultados da estatal.

Acesse, acompanhe e compartilhe: